A Rinoplastia é uma cirurgia considerada sonho de muitas mulheres e também um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil.
Todas as mulheres desejam ter um nariz perfeito, e infelizmente a maioria de nós não nasceu com aquele narizinho da Audrey Hepburn. Mas com uma boa dose de paciência e um ótimo profissional, é possível conseguir um nariz bonito.
Apesar de muitos consideraram uma cirurgia simples. Porém, ela tem a sua complexidade, e você sabia que ela não tem fins apenas estéticos? E que exige cuidados que devemos ter no pós-operatório de Rinoplastia.
O que é a Rinoplastia?
É um procedimento cirúrgico que visa, na grande maioria das vezes, remodelar esteticamente o nariz. Porém, também pode ser usada para fins corretivos orgânicos, como as disfunções respiratórias – o desvio de septo é o mais comum.
Muitas mulheres têm o problema de desvio de septo, que prejudica muito a respiração, e aproveitam para remodelar o nariz junto Do ponto de vista estético, a Rinoplastia pode servir tanto a reduzir quanto aumentar as estruturas nasais. Ou para arrebitar o nariz – costuma ser o maior objetivo para estas cirurgias.
Como cirurgia, ela é relativamente simples e com poucos riscos, em especial a anestesia quando é geral, porém é algo que os profissionais já lidam com naturalidade. Deve ser feita por um profissional com certificado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e custa entre R$ 7.500,00 e R$ 15.000,00.
Os primeiros efeitos da Rinoplastia aparecem 30 dias após a cirurgia e o resultado completo leva em média 6 meses para surgir.
É importante trabalhar as expectativas em uma Rinoplastia
Todo procedimento estético – que costumamos chamar de cirurgia plástica – está baseado na expectativa que a pessoa tem sobre o resultado – e esta expectativa precisa ser racionalizada pelo profissional para evitar decepções que não têm a ver com o trabalho em si.
Muitas mulheres querem aquele nariz arrebitado da estrela de cinema, porém o cirurgião deve avaliar toda a estrutura nasal, o formato do rosto, as proporções com a boca, queixo, maxilares e com o formato dos olhos para projetar se o resultado esperado – aquele que é pensado pelo cliente – será realmente o melhor. O próprio resultado final do septo tem de ser avaliado – a passagem de ar.
Afinal, se nem todas as mulheres ficam bem com cabelos loiros, um nariz fino ou arrebitado está mais longe de ser unanimidade de beleza!
Pós-cirúrgico da Rinoplastia
Curativos
Normalmente são indicados tampões nas narinas por 24 horas após a cirurgia para aliviar desconfortos com sangramentos que são comuns na região – pois é altamente vascularizada. Também usada uma estrutura de tala ou metálica para imobilizar e acomodar completamente a nova estrutura nasal. Isso acontece por 10 dias em média e após este prazo é usado um curativo simples.
Hematomas e Inchaços
A região do nariz e no entorno é altamente irrigada e os inchaços são muito comuns no nariz e também em outros locais, como ao redor do olhos, nos lábios e nas bochechas. Não é algo a se preocupar, mas serão extremamente incômodo nos primeiros 2 dias e depois começam a regredir, porém levam cerca de 3 meses para reduzir muito e até 1 ano para desaparecer completamente!
Já os hematomas são mais simples: desaparecem em 2 semanas. Um paliativo para os inchaços e hematomas e que podem ajudar muito são as compressas geladas, e dormir com a cabeceira elevada.
Outros efeitos colaterais
Muitas vezes podem ocorrer sangramentos e corrimentos nas primeiras semanas, mas não é algo que represente riscos. Outro efeito é a congestão nasal, o que é natural em muitos casos porque há o inchaço na parte interna do nariz também.
Higiene
É feito com soro fisiológico por 15 a 30 dias conforme a orientação médica. E é uma limpeza que deve ser feita com muito cuidado, para não romper os pontos internos da Rinoplastia e evitar sangramentos.
Outros cuidados
- Óculos: deve ser evitado por pelo menos 30 dias, pois a região de apoio dele ainda está em regeneração e pode ser deformada pelo peso da armação.
- Exposição ao sol: usar protetor solar e chapéu constantemente e pelo período de 3 meses.
- Retorno ao trabalho: somente após 7 dias de repouso após a cirurgia.
- Atividades físicas: somente 4 semanas depois da cirurgia, pelo risco de sangramento pelo aumento de pressão na região.