Bem vindo aos nossos Artigos!

A saúde bucal é muito importante para a manutenção da saúde de todo o resto do nosso organismo. Portanto, é imprescindível manter os cuidados corretos com os dentes, como escovação adequada, uso de fio dental, acompanhamento profissional e demais necessidades pessoais que surgirem. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as doenças odontológicas mais comuns em jovens e adultos. Tudo isso, com o intuito de conscientizar a respeito da importância das precauções profissionais, assim como, de auxiliar na compreensão sobre a relevância dos nossos dentes. Não deixe de conferir!

Placa Bacteriana

A placa bacteriana ocorre comumente em jovens adolescentes que não sabem como higienizar corretamente os dentes. E não se enganem, a higienização bucal muitas vezes, não é ensinada da maneira correta e pode ser alvo de muitas dúvidas.

Com a falta de higiene, acumulam-se bactérias que se associam aos restos alimentares e formam uma camada viscosa incolor nos dentes. Ao longo do tempo, tais placas são convertidas em tártaros, que são duros e não podem ser removidos apenas com a escovação. 

Os tártaros, por sua vez, quando não retirados corretamente, podem auxiliar na formação de cáries e doenças gengivais. Por isso, é muito importante procurar um dentista de sua confiança, para que este utilize as brocas odontológicas corretas, retirando o tártaro e fazendo uma limpeza geral nos dentes. A limpeza é recomendada de 6 em 6 meses. 

Desalinhamento dental

O desalinhamento dental pode parecer inofensivo, no entanto, este é capaz de dificultar uma higienização eficaz, o que ocasiona na formação de placas, tártaros, cáries, doenças como gengivite, dores, desconforto e muito mais. 

O uso do aparelho ortodôntico é de extrema relevância nesse sentido, já que permite o alinhamento dos dentes e contorna os possíveis problemas acima demonstrados. Mesmo que o desalinhamento seja mais comum em jovens, muitas pessoas passam a conseguir arcar com o tratamento, apenas depois de adultos. 

Sisos nascendo 

O nascimento dos sisos também pode ser configurado como um problema odontológico na vida de jovens e adultos. Isso se dá, principalmente, pelo fato de causarem dor, incômodo excessivo, desalinhamento dentário e também de dificultarem a higienização, podendo causar placas, tártaros e casos graves de cárie. 

O recomendado para a maioria dos casos é a remoção destes dentes, no entanto, é importante consultar o seu dentista para conferir se isso realmente será necessário. 

Cáries e doenças gengivais 

De acordo com os tópicos anteriores, foi possível perceber os mais diversos fatores que podem causar as cáries e doenças na gengiva. No entanto, vale a pena considerá-las separadamente. Na fase adulta, problemas como este podem ser bem mais difíceis de resolver, devido ao aumento da fragilidade dos dentes ao longo do tempo. 

Além disso, o aparecimento de cáries pode se dar de forma cada vez mais fácil, por isso a consulta de rotina com o dentista se faz relevante. Caso não identificadas, as cáries podem exigir o tratamento de canal para serem retiradas. 

Os jovens e os adultos também devem se atentar a doenças da gengiva, como a gengivite, que podem evoluir para casos de periodontite, levando a perda definitiva dos dentes. O uso de fio dental é de extrema relevância para que isso seja evitado. 

Está Gostando do conteudo? Compartilhe...

Posts mais Recentes:

No more posts to show

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Octooc a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de duvidas, acesse nossa Política de Privacidade.