Bem vindo aos nossos Artigos!

Em uma indústria, o mais importante deve ser a segurança dos trabalhadores na hora do serviço. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas, especialmente em setores em que há manipulação de produtos de metal duro.

Aumentou muito nos últimos anos, o número de trabalhadores que utilizam produtos de metal duro e que desenvolveram doenças pulmonares. Isso se dá por causa da falta de fiscalização no ambiente de trabalho, para ver se os colaboradores estão usando equipamentos de proteção individuais de forma correta.

Neste artigo, você vai conhecer os riscos do metal duro em pó para os profissionais da usinagem e como evitá-los.

Quais riscos o metal duro em pó oferece à saúde?

De início, queremos deixar claro que as informações aqui apresentadas servem não apenas para profissionais da indústria, como também para profissionais autônomos que trabalham na área da usinagem.

Além de irritações na pele, garganta e olhos, veja outros riscos que o metal duro em pó oferece à saúde.

DPMD

DPMD é a sigla para Doença Pulmonar por Metal Duro. É uma das doenças que mais matam profissionais de usinagem. Quando os trabalhadores ficam expostos a esse pó – produzido durante a utilização de ferramentas em metais duros – a inalação dessas partículas prejudicam os pulmões e o trato gastrintestinal.  

Enfisema pulmonar

Essa é outra doença que o pó do metal duro pode causar nos trabalhadores de usinagem. É uma doença degenerativa, que surge após longos períodos de agressão aos tecidos pulmonares por toxinas. O fumo é a causa mais conhecida, mas o pó de metal duro também causa o aparecimento desta enfermidade.

Vários tipos de pneumonia

Existem vários tipos de pneumonias causadas pelo pó de metal duro. Uma delas é a PIG (Pneumonia Intersticial Gigantes), células enormes que podem mostrar características ‘canibalistas’. Além dessa também há a pneumonia intersticial descamativa e a pneumonia de hipersensibilidade.

Câncer

O câncer é outro risco à saúde que o pó de metal duro oferece para quem o manuseia. Já ficou comprovado que algumas substâncias presentes nesses metais duros, como o cobalto, podem favorecer o aparecimento de células cancerígenas.  

Como se proteger do metal duro em pó?

Para evitar os riscos que o pó de metal duro promove, é fundamental adotar algumas medidas de segurança no ambiente de trabalho. Veja algumas delas:

Utilize máscaras

As máscaras são excelentes para proteger o trabalhador de inalar o pó de metal duro durante o Serviço de Reafiação, corte, solda e outros. Hoje em dia, há muitos tipos de máscaras disponíveis no mercado, com características diferentes, que aumentam o nível de proteção.  

Instale exaustores

Instalar exaustores no local de trabalho é muito importante, pois eles vão sugar todo o pó que é produzido durante os projetos de usinagem.

Utilize óculos de proteção

Os óculos de proteção também devem ser usados durante o Serviço de Reafiação, queima, solda e etc. Elas vão proteger que essas pequenas partículas atinjam os olhos causando grandes irritações.

Lavar sempre as mãos

Por fim, lavar sempre as mãos é muito importante para quem trabalha nessa área, já que as pequenas partículas podem ficar alojadas nesse membro.

Está Gostando do conteudo? Compartilhe...

Posts mais Recentes:

No more posts to show

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Octooc a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de duvidas, acesse nossa Política de Privacidade.