A falta de saneamento básico não é apenas um problema exclusivo do nosso país, mas de muitos outros espalhados pelo mundo todo. O problema é que essa situação pode causar muitos problemas de saúde nas pessoas e animais. Além dos problemas de saúde, o mau cheiro é insuportável, em alguns casos.
Todos os anos, milhares de pessoas morrem devido a doenças que surgem a partir da falta de saneamento básico, sem contar os milhares que precisam ser hospitalizados diariamente. A partir de agora você vai ver as principais doenças que podem se desenvolver devido à falta de saneamento básico.
A importância do saneamento básico
A falta de saneamento básico não é só uma questão de estética visual para a localidade, mas uma questão de saúde. Como já vimos, a ausência de saneamento causa muitas doenças e levam muitos a óbitos. Mas, você pode até pensar que a falta de saneamento básico acontece apenas nas vias públicas.
No entanto, elas também podem ocorrer numa residência. Por isso, é preciso tomar algumas medidas preventivas para proteger a família desses males. Uma dessas medidas é a construção de fossas sépticas.
Outra medida é não permitir que alguns lugares da casa fiquem com o esgoto exposto. Para resolver problemas com esgoto, você pode contratar uma empresa desentupidora especializada, como, por exemplo, a desentupidora Santo André.
4 Principais doenças causadas por falta de saneamento básico
A falta de saneamento básico causa muitas doenças, algumas com taxas de mortalidades muito alta, como o caso da hepatite A. Mas neste artigo, vamos nos concentrar em apenas 4 delas, pois são as mais comuns no nosso território brasileiro e que muitas pessoas não sabem que sua contaminação é devido à falta de saneamento.
Diarreia
Uma das doenças causadas pela ausência do saneamento básico na comunidade é a diarreia, causada por uma bactéria chamada Escherichia coli.
Essas bactérias habitam o nosso intestino e são eliminadas pelas fezes. Quando um alimento entra em contato com a água ou lugar contaminado por essas bactérias, a doença se desenvolve provocando uma diarreia intensa e dores abdominais, principalmente em crianças.
Febre tifóide
Há uma bactéria chamada Salmonela que, em alguns casos, contamina a água e alimentos. Quando isso ocorre, a pessoa apresenta sintomas como vômitos, dores de cabeça e abdominais, além de diarreia com sangue. Essa doença é muito séria, pois se o socorro não for dado a tempo, a pessoa pode morrer.
Cólera
Outra doença bem conhecida aqui no Brasil é a cólera. Seu principal sintoma é uma diarreia intensa que tem um aspecto de água de arroz. Ela é causada pela bactéria Vibrio cholerae. A falta de tratamento adequado pode causar a morte e a única forma de contaminação é através de água e alimentos contaminados.
Verminoses
As verminoses também são muito comuns aqui no Brasil. Elas são transmitidas através de água e alimentos contaminados, mas também por uma ferida expostas aos agentes causadores.
Todas essas doenças podem ser evitadas com a lavagem correta dos alimentos e bons hábitos de higiene pessoal.