Animais podem ser extremamente sensíveis a algumas substâncias e alimentos, por isso, é muito importante estar sempre atento ao que eles consomem longe da supervisão do seu dono e aquilo que é oferecido.
Portanto, continue lendo a seguir para conhecer os alimentos que são altamente tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos.
1. Cebola e alho
Mesmo que sejam alimentos utilizados no nosso dia a dia e pareçam inofensivos, a cebola e o alho são extremamente tóxicos para cachorros e gatos, pois são capazes de causar anemia nos pets — que é o baixo teor de ferro no sangue.
O consumo desses alimentos pode deixá-los fracos e afetar a distribuição de nutrientes pelo corpo, o que pode causar complicações sérias à saúde dos bichinhos ou até mesmo a morte.
2. Leite
Mesmo que pareça normal oferecer leite para cães e gatos, como vemos em imagens fofas por aí, onde o bichinho toma o líquido em uma tigela, ele também é altamente tóxico para os animais.
Nos cães, a parte negativa está no açúcar natural contido no líquido. O consumo dele pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, como diabetes e obesidade. E para os gatos, eles desenvolvem, após desmamarem, intolerância à lactose, dessa forma o consumo de leite se torna nocivo, pois não são capazes de digerir a proteína lactose, o que pode gerar diarréia e vômitos.
3. Chocolate
O chocolate possui uma substância que se chama teobromina, que é o que faz com que o alimento seja extremamente perigoso para os cachorros e os gatos, mesmo em pequenas quantidades.
Qualquer ingestão de chocolate, mesmo que seja só um pouquinho, pode causar sérios efeitos colaterais, bem como colapsos no coração, nos rins e no sistema nervoso.
4. Carne crua
O consumo de carnes de frango e bovinas podem ser saudáveis para os animais, desde que elas estejam bem cozidas. Caso contrário, elas podem se tornar tóxicas para os bichinhos pela eventual presença de parasitas.
Portanto, ao inovar na refeição do seu pet, certifique-se de que o alimento está bem preparado para evitar complicações.
5. Tomate e batata
O tomate e a batata também são alimentos aparentemente inofensivos, mas que são super tóxicos para gatos e cachorros.
Enquanto a batata possui solanina, que pode afetar o sistema nervoso dos animais, o tomate contém glicoalcalóides, que podem afetar o bem-estar do pet ao ponto de causar até mesmo depressão ao pet.
6. Cafés, chás e outros produtos com cafeína
Os sintomas da ingestão de cafés, chás e demais produtos com cafeína são semelhantes ao da ingestão do chocolate, ou seja, o consumo pode ser extremamente perigoso.
Por isso, sempre que a cafeína estiver presente, saiba que você estará diante de alimentos tóxicos para cães e gatos.
O que fazer caso o animal coma algum alimento tóxico?
Caso você identifique os sintomas de intoxicação no seu cão ou gato, leve-o para um Hospital Veterinário em Campinas imediatamente, pois essa atitude pode salvar o seu bichinho!
Após identificar o tipo de intoxicação, o veterinário provavelmente realizará uma lavagem gástrica no animal. E é importante ressaltar que quanto mais rápido o pet for atendido, maiores são as chances de sobrevivência.
E lembre-se sempre: os animais não possuem discernimento para saber o que podem ou não comer, então mantenha todos os alimentos tóxicos longe de seu alcance.