Todos os anos, aqui no Brasil, muitas pessoas perdem tudo com as enchentes, alguns perdem até a vida. Outros sofrem com alagamentos constantes, sempre que há alguns minutos de chuva.
Essa situação é preocupante e já dura muitos anos. O poder público, quando faz a sua parte, precisa do apoio da população para evitar que inundações ocorram. Especialmente por que esses quadros favorecem o aparecimento de doenças potencialmente mortais.
Descubra agora quais são as doenças que podem se desenvolver caso você entre em contato com enchentes e alagamentos.
ENCHENTES E ALAGAMENTOS: QUAIS OS RISCOS PARA A POPULAÇÃO?
As enchentes e os alagamentos oferecem muitos riscos para a população. Além das perdas materiais que há quando a água atinge um nível alto, há também o risco de morte por afogamento ou por doença.
Os alagamentos que ocorrem em maior proporção, ou seja, que é frequente sempre que chove em alguma região, pode oferecer muitos riscos de doenças, por isso, vale a pena os serviços de caça vazamentos, para evitar que essa situação ocorra no ambiente residencial.
PRINCIPAIS DOENÇAS QUE PODEM SE DESENVOLVER QUANDO HÁ CONTATO COM ENCHENTES E ALAGAMENTOS
Todo aquele que entra em contato com alagamentos e enchentes, precisa ficar alerta quando surgem sintomas como dor de cabeça, dor abdominal, enjoo e vômito. Confira agora as principais doenças causadas pelo contato com a água suja.
HEPATITE A
A hepatite A é uma doença que prejudica violentamente o fígado, podendo ser transmitida por alimentos e água contaminada. Quando a pessoa não recebe o cuidado devido, no tempo certo, o fígado pode ficar seriamente danificado.
Os sintomas da hepatite A são: falta de apetite, febre, dor de cabeça, fezes brancas e dor na região do abdômen. Porém, o sintoma mais característico da hepatite é a pele e mucosa na tonalidade amarela.
LEPTOSPIROSE
A leptospirose é uma doença provocada pela urina do rato. Quando há alagamentos ou enchentes, o risco de contaminação é muito alto. O problema é que essa doença é potencialmente mortal, já que os sintomas se confundem com outras doenças.
Os sintomas são dor de cabeça, febre, pele e mucosa com sangramento, e dor na panturrilha. Em quadros mais graves, também há insuficiência renal.
DIARREIA
A diarreia também é outra doença que é causada pelo contato com a água suja e contaminada. Neste caso, os sintomas característicos são fezes moles, dor de barriga, vômito, náuseas, febre e muitas idas ao banheiro para evacuar.
COMO SE PREVENIR DAS ENCHENTES E ALAGAMENTOS?
Para se prevenir das enchentes e alagamentos é preciso ter a conscientização de cuidar do meio ambiente. Evitar fazer construções em áreas indevidas, jogar o lixo no local correto, pois essa atitude evita que a galeria de águas pluviais fiquem entupidas.
Uma empresa de caça vazamento em São Paulo realizou uma palestra educativa para conscientizar a população a cuidar do seu lar, por cuidar da sua rede de esgoto, para evitar episódios de entupimento e vazamentos.
É preciso seguir as orientações das autoridades, pois somente dessa forma, é possível acabar de vez com episódios de enchentes e, principalmente, alagamentos.