A infectologia é um ramo da medicina que tem a responsabilidade de estudar, pesquisar, realizar diagnósticos, prescrever tratamentos e prevenir doenças infecciosas causadas por parasitas, fungos, bactérias, vírus, entre outros microrganismos. Tais funções, fazem da área extremamente importante para a saúde pública individual e coletiva.
Um exemplo disso está nas pandemias e epidemias que ocorreram ao longo da evolução humana, causando inúmeros óbitos por varíola, ebola, influenza, covid-19, esquistossomose, doença de chagas, lombriga e muito mais.
Os infectologistas são os médicos que atuam com a especialidade ‘infectologia’, o que faz toda a diferença para o combate às doenças acima mencionadas. Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar possíveis indícios que indicam a necessidade de procurar tais profissionais.
Assim, é possível ficar por dentro e evitar passar por diagnósticos equivocados, o que acelera o processo de cura e impede a proliferação de doenças infecciosas em seu organismo. Não deixe de conferir!
INDICAÇÃO MÉDICA
É muito importante mencionar que, na maioria dos casos, a chegada até um infectologista envolve uma indicação médica como ponte. Quando evidenciamos o termo ‘indicação médica’, nos referimos a especialidades generalistas ou mesmo específicas que constatam sintomas de doenças infecciosas e realizam o encaminhamento.
Portanto, vale salientar que se um clínico geral, ginecologista, otorrino, gastroenterologista, oftalmologista e até mesmo um dentista ou nutricionista te encaminhar, não deixe de realizar a consulta. Afinal, é muito comum que os sintomas apareçam em locais específicos do corpo e acabem sendo confundidos inicialmente.
BUSCA DIRETA
A busca direta também é uma opção para pacientes que se deparam com sintomas característicos de infecções. A procura imediata faz toda a diferença, a fim de evitar o desenvolvimento de quadros mais graves, capazes de comprometer a qualidade de vida e até mesmo levar a óbito.
Por exemplo, quando você nota sintomas de infecção urinária que acontecem frequentemente e não procura um médico infectologista especializado, é possível que seja desencadeada uma resistência a antibióticos, o que é altamente prejudicial para a saúde como um todo.
Portanto, procure imediatamente o profissional especializado se surgirem sinais ou sintomas de doenças como:
- Dengue;
- Febre Amarela;
- Caxumba;
- Sarampo;
- Micose;
- Infecção Urinária.
PRINCIPAIS DOENÇAS INFECCIOSAS
Existem inúmeras outras doenças infecciosas que devem ser devidamente cuidadas, muitas delas são de alta importância médica por estarem diretamente associadas à falta de saneamento básico, moradia em locais com esgoto a céu aberto, em casas de palafitas, entre outros.
Algumas das principais doenças, classificadas como doenças transmissíveis com tendência declinante, doenças transmissíveis com quadro de persistência e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes, são:
- Poliomielite;
- Tétano;
- Difteria;
- Oncocercose;
- Febre Tifóide;
- Hepatites;
- Leptospirose;
- Meningites;
- Malária;
- AIDS;
- Cólera;
- Influenza.
ONDE ENCONTRAR INFECTOLOGISTAS?
Você pode encontrar um profissional Infectologista em São Paulo e também nas principais capitais do Brasil. Além disso, em cidades médias ou do interior, existem médicos da
especialidade habilitados para atender. No entanto, se sua cidade é muito pequena e não possui profissionais da área, busque cidades próximas para se consultar.
Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis para a sua jornada de conhecimento e procura por um bom infectologista. Obrigada por nos acompanhar até aqui!