Alguns aromas conseguem nos fazer sentir uma sensação muito agradável, de muito conforto e bem-estar. Além disso, muitos deles conseguem tratar doenças e aliviar alguns incômodos como estresse e ansiedade. Isso se chama aromaterapia.
É uma prática milenar muito necessária nos dias de hoje. Milhares de pessoas praticam a aromaterapia. Você já tinha ouvido falar? Se ainda não, confira tudo sobre essa técnica e os benefícios dos óleos essenciais.
O que é aromaterapia?
Aromaterapia é um tratamento no qual se utiliza diversos óleos essenciais para ajudar a combater problemas físicos, mentais e emocionais. É uma das terapias alternativas mais utilizadas da atualidade, que além de tudo promove muito conforto e bem-estar.
Muitas pessoas já praticaram aromaterapia e a grande maioria, sentiu melhoras ou até mesmo ficaram curadas de alguns males.
Como funciona a aromaterapia?
A aromaterapia funciona a partir da utilização de óleos essenciais extraídos de plantas. Esses óleos podem ser usados separadamente ou numa mistura que, por meio da inalação do aroma, o organismo começa a ser tratado.
Poucas pessoas sabem, mas o aroma dos óleos essenciais possui muitas substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo. Essas substâncias ativam as células nervosas, importantes para estimular algumas áreas do cérebro ligadas às emoções. Essas ligações também podem ativar algumas reações fisiológicas.
Por isso, uma das principais técnicas usadas nessa terapia alternativa é a inalação dos óleos essenciais, por meio de banhos aromáticos ou massagens relaxantes.
O que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são substâncias extraídas de plantas. Esse óleo é puro e concentrado, por isso, tem um alto potencial no tratamento. Esses óleos são geralmente extraídos de folhas, caules, raízes, frutos e flores.
Benefícios dos óleos essenciais na aromaterapia
Os benefícios dos óleos essenciais são muitos, mas podemos citar uma melhora significativa na falta de concentração, problemas de insônia, depressão, estresse, ansiedade, constipação e muito mais.
Por exemplo, o óleo dōTERRA Melaleuca é indicado para fortalecer o sistema imunológico, respiratório e também para problemas de pele, além de melhorar seu aspecto. Já o óleo de alecrim é indicado para melhorar a saúde da pele e também problemas digestivos.
Os óleos essenciais podem ajudar a aliviar e tratar algumas doenças físicas e emocionais, além de promover muito bem-estar e conforto.
Quem pode fazer aromaterapia?
Algumas pessoas imaginam que esse tratamento alternativo é apenas para pessoas doentes, mas qualquer pessoa pode fazer aromaterapia, desde que seja maior de seis anos, não seja gestante ou lactante, epiléticos e hipertensos. Esse grupo de pessoas só podem fazer o procedimento com autorização médica.
Além do mais, essa técnica só pode ser aplicada por um profissional da área, neste caso, um aromaterapeuta, pois somente ele sabe as combinações corretas entre óleos essenciais. Além disso, nem todo mundo pode usar qualquer óleo essencial.
Como se tornar um aromaterapeuta?
Para se tornar um aromaterapeuta não é necessário fazer um curso de graduação ou ter escolaridade para isso. É necessário apenas ter conhecimento na área, ter habilidades, assim como um massagista, por exemplo.
No entanto, é fundamental estudar bastante sobre as plantas e seus óleos essenciais. Alguns que trabalham há anos com aromaterapia, desenvolveram cursos profissionalizantes que podem ajudar aqueles que desejam atuar nessa área.