Para quem não sabe a testosterona é um hormônio muito importante para a boa saúde da mulher e do homem. Os baixos níveis desse hormônio podem trazer muitos problemas para a vida de uma pessoa, sobretudo dos homens.
A testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento masculino. Níveis baixos de testosterona podem atrapalhar no desenvolvimento dos órgãos sexuais e também de outras características físicas.
Confira agora algumas dicas de como identificar níveis baixos de testosterona.
O que é testosterona?
Testosterona é um hormônio produzido tanto no organismo masculino quanto no feminino. No entanto, no homem, ele é produzido em grande quantidade, se comparado com a mulher.
Esse hormônio é produzido nos testículos dos homens, enquanto que nas mulheres nos ovários.
A testosterona é também conhecida como ‘hormônio sexual masculino’.
Para que serve a testosterona?
A testosterona é um hormônio fundamental para o bom funcionamento de várias regiões do corpo.
Nos homens, ela é importante para o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Por isso, a testosterona aumenta o pênis e contribui para a produção de espermatozoides. Além disso, ela também é responsável pelo engrossamento da voz, pela formação da barba e dos músculos.
Outro grande benefício que a testosterona promove no corpo é em relação a saúde mental, pois esse é um hormônio que contribui para o bom humor e para o aumento da sensação de prazer.
Além de tudo o que já foi dito, esse hormônio é também responsável pelo aumento de disposição. Ela ainda contribui para melhorar a concentração, a memória e o aprendizado.
Como identificar níveis baixos de testosterona?
Para identificar se os seus níveis de testosterona estão baixos é necessário fazer alguns exames clínicos. Ao procurar um médico, ele irá recomendar exames de sangue ou de saliva para saber realmente qual o seu nível de testosterona. Mas, apenas o médico pode interpretar corretamente o resultado do exame.
Quais são os sintomas de baixa testosterona?
Quando os níveis de testosterona estão baixos, o corpo dá alguns sinais. Por isso, é importante saber quais sintomas são esses.
Quem tem níveis baixos desse hormônio têm geralmente menos pelo no rosto e no corpo, também tem perda muscular, mama aumentada, ganho de peso, ondas de calor, pouca disposição, irritabilidade, falta de concentração, depressão, ossos fracos e intolerância à lactose.
Além desses, a parte sexual também é afetada com a perda de libido, disfunção erétil, infertilidade, produção menor de espermatozoides e testículos pequenos.
A mulher também tem testosterona?
Sim, como dito antes, a mulher também tem testosterona, só que numa quantidade menor que o homem.
Na mulher, esse hormônio é produzido nos ovários e na glândula adrenal. A testosterona é importante para o desenvolvimento de muitas partes do corpo feminino. Por exemplo, o ovário trabalha corretamente, os ossos ficam mais fortes, além de ser importante na fase de crescimento.
Além desses, a testosterona em níveis corretos, podem contribuir para o aumento da libido feminina.
Existe algum tratamento?
Sim existe tratamento para quem tem os níveis de testosterona baixo. São reposições hormonais que devem ser prescritas por um médico especialista. Eles podem ser encontrados em forma de comprimidos, injetáveis ou adesivos.