A ciência vive em constante busca pelo progresso, pesquisando e estudando novas formas de eliminar bactérias, fungos e organismos que nos fazem mal. Mesmo assim, infelizmente existem bactérias e organismo que preocupam nossas mentes brilhantes, pois podem te matar em questão de instantes.
É o caso das bactérias multirresistentes e superbactérias. Quando tomamos remédios fortes em excesso para aumentar nossa imunidade, como antibióticos e antinflamatórios e não seguimos a prescrição médica, acabamos na verdade aumentando a imunidade das bactérias, que se tornam resistentes à medicação.
Para você entender melhor do assunto e se precaver, conheça agora 3 bactérias que poderiam te matar agora mesmo!
Salmonella
A salmonella é um tipo de bactéria encontrada nas fezes de animais bovinos, equinos, aves, répteis e domésticos. Elas pode ser transmitida pelo ar e pela água que teve contato com as fezes de algum desses animais, em contato com os alimentos.
Essa bactéria pode causar dois tipos de doença indo de acordo com o seu sorotipo, sendo tifóide e não tifóide. A bactéria tifóide é mais perigosa que a não tifóide, atingindo uma taxa de mortalidade maior. Já a não tifóide, mesmo com caso de óbito, ela é autolimitada entre pessoas com hábitos saudáveis.
Seu sintomas são
A transmissão da bactéria salmonella acontece através da ingestão de alimentos que estejam contaminados e da falta de hábito de higienização dos alimentos em casa.
Yersinia pestis
Essa bactéria foi a responsável pela peste bubônica na Europa medieval, matando cerca de 25 milhões de pessoas. Esse tipo de bactéria resiste a baixas temperaturas, se alojando em pulgas, roedores e outros animais que servem de hospedeiros.
A bactéria bubônica tem grande capacidade de mortalidade. Se o tratamento não acontecer dentro das primeiras 24 horas, a pessoa infectada tem apenas 30% de chance de sobreviver.
Vibrio Cholerae
A bactéria Cholerae é a responsável por provocar a Cólera. É uma bactéria que se multiplica rapidamente, principalmente em locais insalubres, desprovidos de estrutura sanitária que lhe garante a tranquilidade para viver bem. Assim como a Salmonella, sua contaminação acontecer através do contato com dejetos e alimentos contaminados.
Sua multiplicação é tão rápida que o risco de se tornar uma epidemia e ter uma mortalidade é de 50%, na falta do tratamento. Mesmo assim,seu tratamento é de forma simples e ao mesmo tempo muito eficaz
Como se prevenir?
Manter os cuidados diários de higienização das mãos e corpo, e esterilização dos alimentos, é fundamental para evitar a contaminação com algum tipo de bactéria. Algumas delas se aproveitam dos nossos momentos mais fracos, nos contaminando e tirando nossa energia.
Por isso é importante seguir corretamente as orientações médicas, evitando assim que elas aumentam suas resistências já hospedadas em nosso corpo. Outros cuidados que é importante seguirmos sãos os diários, para manter tudo limpo e organizado. Lavar as mãos e os alimentos sempre, esterilizar o celular, deixar um tapete capacho na porta de casa para não levar as impurezas da rua para dentro, assim como deixar os calçados do lado de fora da casa.